Nerd de Pijama – Está difícil demais de respirar

Não é de hoje que a sociedade como um todo vem se resoltando com os casos de rascismo atuais. As provas estão estampadas em todos os jornais e séries que vemos diariamente. Ainda lembro de toda a confusão na internet durante a exibição da série de Watchmen (2019) quando o Dr. Manhttan tomou o corpo de um homem negro e nossa, aquilo pareceu a pior coisa do mundo. Um insulto direto ao nerd branco e de meia idade, criado para acreditar que assim como a vida e o mundo; o entretenimento (seja lá qual forma) existe para servir ao seu próprio umbigo.

A série de forma geral trata do assunto e por mais incrível que parecesse em pleno ano de 2019, ter uma mulher preta como protagonista por mair renomada que seja a atriz era aúltima coisa que certos nerds queriam ver. Dito isto, ainda temos filmes como American Son (2019) e séries como Olhos que Condenam (2019) chocando diversas pessoas para mostrar algo bem real. A última coisa que a população mundial precisava no meio dessa pandemia era casos como o de George Floyd, Miguel, João Pedro e Breonna Taylor. E é uma lástima que o pior de nós esteja sobressaltando todo o resto.

Infelizmente vimos cenas de filmes e séries na internet nos últimos dias, na vida real. E parece que a ficção que tanto cosnumimos anteriormente decidiu virar realidaade da pior forma (e espero que ainda leve uns anos para os zumbis e os acontecimentos naturais nas cidades). Sim, estamos todos cansados. E sim, as vidas todas deveriam importar. Mas parece que os poucos esquecem disso por puro egoísmo. Os dias estão parecendo mais sanguinários, tristes e pesados. O coronavírus virou a última preocupação de quem está no poder e quem está nas ruas até pelo fato de que uma guerra e/ou várias guerras civis possam estourar a qualquer momento.

Ninguém imaginou que o tal “Fim do Mundo” fosse demorar e nos desgastar tanto. Que nossa saúde mental e física fosse colocada a prova sem zumbis, sem invasão alienígena, sem (ou quase) catástofres naturais. Cansa ter que explicar sobre rascismo pra pessoas que escolhem não entender as diferenças e não sair de suas bolhas perfeitas que mais parecem vir de um puritanismo alemão dos anos 1940. Cansa ter que explicar como colocar uma máscara no rosto para quem precisa sair de casa, o motivo e os porquês. Cansa ver notícias de militares no poder de um país mesquinho e sem salvação. Cansa demais.

E já não parecem haver heróis suficientes na ficção para nos mostrar o caminho. Como um ser humano sem poderes aguentaria tanta coisa? Tipo o Batman mesmo, mas sem dinheiro para tanta armadura e apetrecho. Sem a concentração dos Lanternas Verdes humanos… A revolta de Luthor em sua toda impotência vira algo compreensível agora. A vontade de sair por aí falando que o diferente merece ser exterminado que vem de uma raiva interna e também humana, parece nos dominar mais do que qualquer kryptonita. E ainda sim, a gente só tenta não parar num Arkham da vida feito o Coringa. Rezando para não haver vilões piores num futuro próximo como o mês seguinte, a semana seguinte…

E fitamos o teto nos perguntando se os governantes deveriam temer o povo mesmo, porque o povo não se une? Cadê aquele sentimento de unidade tão bem vista em Ligas da Justiça, Vingadores… Parece que a humanidade se perdeu em desespero e corre de mortos vivos muito bem vivos: a polícia, o governo e nós mesmos. Até a figura de patrão virou símbolo de medo. E nem é como uma Meryl Streep de cabelos brancos e cara fechada te analisando. É mais uma figura de filme de terror mesmo.

Seja lá qual for o vilão da vez, o mal a ser combatido… Ta difícil de carregar algum “S” no peito. Lembrar dos simbolismos Jedis de vivência e sobrevivência. Parece que vivemos sob o comando de um Império que Snoke e Palpatine triunfaram sem nenhuma dificuldade. E já não mais sentimos A Força no Universo… Ta difícil de respirar, de levantar da cama, tomar um banho, de comer. Ta difícil ficar num Universo assim, principalmente num planeta onde ninguém parece mais se importar com ninguém de fato. E seja lá qual for sua máscara, sua armadura para combater os crimes, não deixem eles terminarem de nos exterminar.