F1 2022 – GP de Abu Dhabi – Verstappen fecha a temporada com vitória; Leclerc garante vice-campeonato

Tivemos, no final da manhã desse Domingo, a disputa da vigésima segunda e última etapa da temporada 2022 de Fórmula 1. O Circuito de Yas Marina foi o palco do GP de Abu Dhabi desse ano. A corrida marcou a despedida do tetracampeão mundial Sebastian Vettel. O vice-campeonato de pilotos ainda estava em aberto. O vencedor da corrida acabou sendo Max Verstappen, da RBR. Charles Leclerc da Ferrari chegou na segunda colocação e Sergio Perez da RBR completou o pódio na terceira posição.

Na largada, o pole position Max Verstappen, da RBR, saiu bem e permaneceu na liderança. Sergio Perez resistiu ao ataque de Charles Leclerc e ficou no segundo lugar. Hamilton e Sainz fizeram um belo pega valendo a quarta colocação. A Mercedes do heptacampeão chegou a sair da pista, mas conseguiu voltar na frente do espanhol. A primeira volta de 58 previstas foi completada sem grandes incidentes.

As duas RBR começavam a abrir distância em relação aos outros carros. A Ferrari não tinha bom rendimento, mas ainda assim Sainz recuperou o quarto lugar em cima de Hamilton. Na volta 10, Verstappen tinha quase três segundos de vantagem para Perez, que mantinha a mesma diferença para Leclerc. A briga na pista era valendo a oitava colocação, entre Ocon e Vettel.

Os líderes começaram a parar na volta 16. Sergio Perez, que estava vendo a diferença para Leclerc cair bruscamente, foi para o box, trocando os compostos médios pelos duros. Carlos Sainz parou na volta 18. Max Verstappen trocou os pneus na volta 21. Na volta seguinte, foi a vez da Ferrari chamar Leclerc.

Depois das paradas, Verstappen tinha dois segundos e meio de vantagem para Perez, que estava cinco segundos na frente de Leclerc. Na volta 30, a diferença de Perez para Leclerc caiu para três segundos. O mexicano parou novamente na volta 34, colocando mais uma vez os pneus duros. Na volta 39, houve um enrosco entre Mick Schumacher e Nicolas Latifi, mas não foi necessário nem bandeira amarela.

Restando dez voltas pro fim, Verstappen era o líder, Leclerc o segundo e Hamilton e Perez disputando o terceiro lugar. A vantagem do holandês era de oito segundos. Perez ultrapassou Hamilton e, esperando uma nova parada do monegasco da Ferrari, estava nove segundos atrás. O mexicano chegou na última volta um segundo e nove décimos atrás de Leclerc. Não deu para Perez e Leclerc terminou no segundo lugar e, assim, conquistou o vice-campeonato mundial. Lá na frente, Max Verstappen foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada pela 15ª vez no ano, fechando de maneira brilhante a temporada que lhe deu o bicampeonato mundial.

A temporada 2022 chega ao fim. Foi um ano marcado pelo domínio completo da RBR e do agora bicampeão mundial Max Verstappen. Que 2023 venha com mais emoção. Que seja um ano com muitas disputas nas pistas. Nos vemos em Março novamente. O Bahrein é logo ali! Até lá!