F1 2021– GP do Azerbaijão – Verstappen bate no final, Hamilton erra e a vitória cai no colo de Perez

Aconteceu, no final da manhã deste Domingo, a sexta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Após um ano de ausência, as ruas de Baku receberam os carros da principal categoria de automobilismo do planeta. O Grande Prêmio do Azerbaijão ficou marcado pela batida do líder Verstappen faltando cinco voltas para o fim e pelo erro de Hamilton na relargada. O vencedor acabou sendo Sergio Perez da RBR. A segunda posição terminou com Sebastian Vettel da Aston Martin e Pierre Gasly, da AlphaTauri completou o pódio chegando na terceira colocação.

Na largada, o pole position Charles Leclerc, da Ferrari, saiu muito bem, assim como Hamilton e Verstappen. Sergio Perez ganhou a quarta posição de Pierre Gasly. Sem nenhum acidente, a primeira volta, de 51 previstas, foi completada. No final da volta 2, sem o uso da asa móvel, Hamilton fez a ultrapassagem em cima de Leclerc e assumia a liderança da prova. O primeiro abandono foi de Esteban Ocon, na volta 4, quando sua Alpine perdeu a potência. Na volta 7, já com a asa móvel aberta, Verstappen passou Leclerc e ia em busca de Hamilton. Perez ultrapassou Leclerc na volta seguinte. Com ritmo de corrida ruim, a Ferrari chamou Leclerc para os boxes na volta 10. Hamilton parou na volta 12 e demorou um pouquinho para voltar. A parada de Verstappen foi na volta 13 e foi espetacular, garantindo uma boa vantagem no retorno para a pista. Perez trocou seus pneus na volta 14 e, mesmo com uma pequena demora, conseguiu ganhar a posição de Hamilton. Vettel liderou até a volta 19, quando finalmente parou. O ritmo de corrida das RBR era excelente, Hamilton não conseguia se aproximar de Perez. Na volta 31, Stroll, que ainda não tinha parado, bateu forte no muro, provocando bandeira amarela e a entrada do Safety Car. A corrida recomeçou na volta 36. Na relargada, Verstappen permaneceu na frente. Hamilton até tentou um ataque, mas não conseguiu passar Perez. Vettel fez uma manobra espetacular para ultrapassar Leclerc e brigar com Gasly pela quarta posição. A grande decepção ficava por conta de Valtteri Bottas, que, com sua Mercedes, era apenas o 14°. Quando tudo parecia encaminhado, faltando cinco voltas para o final, o pneu da RBR de Verstappen furou e o holandês acertou o muro com força. Restando três voltas para a bandeirada, a direção de prova optou pela bandeira vermelha. A relargada foi parada no grid. Três voltas. Hamilton atacou Perez, acelerou demais e acabou passando reto, caindo para a última posição. A disputa ficou pela terceira colocação, com Gasly, Leclerc e Norris. O francês levou a melhor nessa briga. Sergio Perez foi o primeiro a ver a bandeirada final e conquistou a segunda vitória na carreira. O alemão Vettel voltou a frequentar o pódio. Um encerramento maluco de corrida em Baku.

A sequência da temporada continua em duas semanas. O circo da Fórmula 1 segue em terras europeias. Mais precisamente na França. O circuito de Paul Ricard vai receber o GP da França 2021. A temporada está empolgante! Essa disputa entre Lewis Hamilton e Max Verstappen está espetacular. Aguardemos mais um capítulo desse campeonato emocionante! Até lá!