F1 2021– GP de Portugal – Hamilton vence no Algarve e abre vantagem na liderança do campeonato

No final da manhã/início de tarde deste Domingo, aconteceu a terceira prova da temporada 2021 da Fórmula 1. Em Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve foi o palco de uma corrida que prometia a primeira disputa nessa temporada da melhor de três entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Melhor para o inglês heptacampeão mundial, que conseguiu abrir vantagem na liderança do campeonato mundial de pilotos. Lewis Hamilton, da Mercedes foi o vencedor do GP de Portugal 2021 de Fórmula 1. Max Verstappen da RBR terminou em segundo e Valtteri Bottas da Mercedes completou o pódio na terceira posição.

Na largada, o pole position Valtteri Bottas conseguiu permanecer na frente, não dando chances para o segundo colocado Lewis Hamilton. Verstappen até tentou passar o inglês, mas não foi competente o suficiente. A única mudança entre os primeiros foi Sainz passando Perez e conquistando a quarta posição. Na volta 2, um pequeno toque entre as Alfa Romeo de Giovinazzi e Raikkonen provocou o Safety Car, por conta da sujeira na pista. A relargada aconteceu na volta 7. Bottas seguiu na frente, Verstappen fez uma excelente manobra e ganhou a segunda posição de Hamilton. Lando Norris, com sua McLaren, foi para a quarta colocação. Na volta 11, o inglês deu o troco e recuperou a segunda posição do holandês. O destaque no pelotão intermediário era o australiano Ricciardo que, com sua McLaren, largou em 16° e, na volta 15, ocupava a 11ª posição. Enquanto Hamilton tentava se aproximar de Bottas, a RBR de Verstappen já não conseguia mais acompanhar o ritmo das Mercedes. Na volta 20, Lewis Hamilton ultrapassou seu companheiro de equipe e assumia a liderança da prova. As paradas para troca de pneus começaram na volta 22, com a Ferrari de Sainz. Com dificuldade na curva 14, Verstappen não conseguia se aproximar para ultrapassar Bottas na reta de largada. Lá na frente, Hamilton abria muita vantagem e começava a colocar a corrida no bolso. A RBR chamou Verstappen para trocar os pneus na volta 36. Na volta seguinte, Bottas fez sua parada. Bottas ainda voltou na frente, mas Verstappen, com pneus mais quentes, fez a ultrapassagem na pista e era segundo lugar. Na volta 38, o líder Hamilton fez sua parada. A RBR de Perez continuava na pista, e com isso, ficou na liderança até a volta 51, quando Hamilton passou o mexicano e assumia novamente a primeira colocação. E assim foi até a bandeirada final. Mais uma vitória na carreira do inglês heptacampeão, a 97ª, que abre vantagem na liderança da temporada 2021, rumo ao octacampeonato.

A sequência da temporada continua já na próxima semana. O circo da Fórmula 1 segue na Europa. O Circuito da Catalunha receberá o Grande Prêmio da Espanha. Será mais uma oportunidade de conferir essa briga entre Hamilton e Verstappen, que está prometendo demais. Até agora, vantagem para o inglês, que abriu vantagem na liderança do campeonato. Que tenhamos uma grande corrida em terras espanholas. Até lá!