F1 2021– GP da Espanha – Num final de semana histórico, Hamilton vence na Catalunha

Na manhã deste Domingo de Dia das Mães, aconteceu a quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Em Barcelona, no circuito da Catalunha, o final de semana acabou entrando para a história, onde a gente viu a centésima pole position do inglês heptacampeão mundial Lewis Hamilton. A corrida foi marcada pela estratégia na troca de pneus. Lewis Hamilton, da Mercedes foi o vencedor. Max Verstappen da RBR acabou em segundo e Valtteri Bottas da Mercedes fechou o pódio na terceira posição.

Na largada, na primeira de 66 voltas programadas, o pole Lewis Hamilton até saiu bem, mas, no final da grande reta, acabou perdendo a posição para Max Verstappen. Leclerc conseguiu ultrapassar Bottas e ganhou a terceira posição. Enquanto os dois primeiros abriam vantagem na frente, a disputa na pista ficava entre Bottas e Leclerc, com o finlandês da Mercedes tentando recuperar a terceira colocação. Na volta 8, a AlphaTauri do japonês Yuki Tsunoda simplesmente apagou na curva 10, provocando assim a entrada do Safety Car. A corrida recomeçou na volta 11. Verstappen permaneceu na liderança. Hamilton deu uma balançada, Leclerc chegou a ameaçar, mas o inglês se recuperou e ficou em segundo. O inglês não conseguia ficar menos de um segundo para abrir a asa, na zona do DRS, e tentar uma manobra pra cima de Verstappen. Os líderes começaram a parar para troca de pneus na volta 24. O primeiro dos ponteiros a parar foi Bottas. Nessa mesma volta, Hamilton conseguiu se aproximar bem do holandês da RBR. Na volta 25, Verstappen parou e perdeu um certo tempo nos boxes. Hamilton deu uma segurada e só parou na volta 28. Verstappen reassumia a liderança e com uma boa vantagem. A diferença, que estava em torno de um segundo, foi para a casa dos cinco segundos. Por outro lado, Bottas tomou a terceira posição de Leclerc na troca de pneus. O heptacampeão voava na pista e, na volta 33, a diferença já era menos de dois segundos. Então voltou aquela situação do início, quando Hamilton não conseguia fazer a aproximação necessária para, de fato, buscar a ultrapassagem. Na volta 43, Hamilton fez mais uma parada nos boxes. Verstappen seguiu na pista. Faltando 12 voltas para o final, a diferença era de 11 segundos. Com nove voltas pro fim, Hamilton tirou para apenas quatro segundos a diferença entre ele e Verstappen. Na volta 60, Hamilton fez uma grande manobra e assumiu a ponta da corrida. O holandês foi para o box colocar pneu macio para tentar o ponto da melhor volta. Coube a Hamilton então apenas administrar até o final, para sair da Espanha com mais uma vitória na carreira, a 98ª, e aumentar a vantagem na liderança do campeonato.

A sequência da temporada continua em duas semanas. O circo da Fórmula 1 vai desembarcar no principado de Mônaco. Será a vez da principal categoria de automobilismo do mundo realizar uma das mais tradicionais corridas da temporada. Vamos ter a oportunidade de conferir mais um round dessa batalha entre Hamilton e Verstappen. E que nossos olhos continuem testemunhando a história desse baita piloto que é o inglês Lewis Hamilton. Que tenhamos uma grande prova no principado. Até lá!